A Seleção Brasileira
A Seleção Brasileira de Futebol deve ser motivo de muito orgulho para nós brasileiros. Devemos amá-la, honrá-la, pois ela tem muitas histórias, tem muitas lições a nos dar. Não devemos ter raiva por que ela perdeu a Copa do Mundo, ou por que aqui e ali joga mal, ou quando não é convocado aquele jogador que tanto queremos ou quando o treinador não é querido.
Em 2014 nossa seleção fará 100 anos e justamente na Copa do Mundo aqui mesmo em nossa Pátria. Ela é motivo de exemplo para nós em superação. Veja só, para conseguir o primeiro título mundial a seleção perdeu 5 copas do mundo. 1930 no Uruguai, não fomos bem por causa da rivalidade entre cariocas e paulistas, Em 1934 na Itália, perdemos por falta de organização e pelas rivalidades. Em 1938 na França, quase chegamos lá, ficamos em 3° colocado, mas em 1950 veio a tragédia, no Maracanã, precisávamos de um empate e perdemos. Que tristeza!. Em 1954 na Suíça fomos derrotados pela Hungria por humlhantes 4x2. Quando tudo parecia perdido, todos chamavam a seleção Brasileira de vira-lata, vencemos em 1958, quando tudo poderia dar errado. Primeiro o treinador escolhido coitado, foi muito criticado, era Vicente Feola, dizem que ele escalva o time, e ia dormir no banco, são mitos do futebol.
Depois quem dava nada por um menino de 17 anos chamado Pelé? E Garrincha que tinha pernas tortas? e levaram psicólogo, dentista, enfim parecia que a seleção iria fracassar novamnete nos campos da Suécia em 1958. Mas chegamos na final, contra os anfitriões, jogamos de azul, que o chefe da delegação Paulo Mchado de Carvalho, disse: "Tenho certeza que vamos ganhra, pois azul é a cor do manto de Nossa Senhora Aparecida. E ganhamos de 5 a 2 da Suécia. Depois veio o Bi, em 1962 no Chile, o Tri, Em 1970 no México, o Tetra, em 1994 nos Estados Unidos, o Penta, em 2002 na Coréia dos Sul e no Japão e quem sabe o Hexa, aqui em nossa terra.
Grande Seleção Brasileira, vitoriosa, gloriosa, é a nossa Seleção, é o Brasil em Campo!
Padre Maurício Alexandre